Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como entender os 1.290 e 1.335 dias de Daniel 12:11 e 12?

Por Alberto Timm
A natureza e o cumprimento dos “1.290 dias” e “1.335 dias” de Daniel
12:11 e 12 só poderão ser devidamente compreendidos se considerados dentro da estrutura de paralelismo profético do livro de Daniel. William H. Shea esclarece que no livro de Daniel cada período profético (1.260, 1.290, 1.335 e 2.300 dias) aparece como um apêndice calibrador ao corpo básico da respectiva profecia que lhe corresponde. Por exemplo, a visão do capítulo 7 é descrita nos versos 1-14, mas o tempo a ela relacionado só aparece no verso 25. No capítulo 8, o corpo da visão érelatado nos versos 1-12, mas o tempo só ocorre no verso 14. De modosemelhante, os tempos proféticos relacionados com a visão do capítulo 11 só são
mencionados no capítulo 12. (W. H. Shea, Daniel 7-12: Prophecies of the End Time, págs. 217 e 218.)

Esse paralelismo comprova que os 1.290 e 1.335 dias, de Daniel 12:11 e 12, compartilham da mesma natureza profético-apocalíptica que os "tempo, tempos e metade de um tempo", de Daniel 7:25, e as 2.300 tardes e manhãs, de Daniel 8:14. Assim, se aplicamos o princípio dia-ano aos períodos proféticos de Daniel 7 e 8, também devemos aplicá-lo aos períodos de Daniel 12; pois todos esses períodos estão interligados entre si, de alguma forma, e a descrição de cada visão indica apenas um único cumprimento para o período profético que lhe corresponde.

Básico para a compreensão desses períodos é também a identificação dos eventos e dos poderes a eles relacionados. A alusão em Daniel 12:11 ao "sacrifício diário" e à "abominação desoladora" conecta os 1.290 e 1.335 dias não apenas com o conteúdo da visão de Daniel 11 (ver Dan. 11:31) mas também com as 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14 (ver Dan. 8:13; 9:27). O mesmo poder apóstata que haveria de estabelecer a "abominação desoladora" em lugar do "sacrifício diário" é descrito em Daniel 7 e 8 como o "chifre pequeno", e em Daniel 11 como o "rei do Norte".

A expressão "sacrifício diário" é a tradução do termo hebraico tamid, que significa "diário" ou "contínuo", ao qual foi acrescida a palavra "sacrifício", que não se encontra no texto original de Daniel 8:13 e 12:11. Esse termo (tamid) é usado nas Escrituras em relação não apenas com o sacrifício diário do santuário terrestre
(ver Êxodo 29:38 e 42) mas também com vários outros aspectos da ministração contínua daquele santuário (ver Êxodo 25:30; 27:20; 28:29, 38; 30:8; I Crôn. 16:6).

No livro de Daniel o termo se refere, obviamente, ao contínuo ministério sacerdotal de Cristo no santuário/templo celestial (ver Dan. 8:9-14). Já a "abominação desoladora" subentende o amplo sistema de contrafação a esse ministério, construído sobre as teorias antibíblicas da imortalidade natural da alma, da
mediação dos santos, do confessionário, do sacrifício da missa, etc.

Foi com base nesses princípios que Guilherme Miller chegou à conclusão de que tanto os 1.290 anos como os 1.335 anos iniciaram em 508, quando Clóvis obteve a vitória sobre os visigodos arianos, passo esse decisivo na união dos poderes político e eclesiástico para a punição dos "hereges" pelo catolicismo medieval. Os 1.290 anos eram vistos como havendo se cumprido em 1798, com o aprisionamento do Papa Pio VI pelos exércitos franceses. Já os 1.335 anos eram considerados como se estendendo por mais 45 anos, até o término dos 2.300 anos de Daniel 8:14, em 1843/1844. Essa interpretação foi mantida pelos primeiros adventistas observadores do sábado, transformando-se na posição histórica da Igreja Adventista do Sétimo Dia até hoje.

Rompendo com essa interpretação, alguns indivíduos têm proposto, em anos mais recentes, uma "nova luz" sobre um suposto cumprimento futuro dos 1.290 e 1.335 dias, como meros dias literais. Por mais interessante que possa parecer, essa nova interpretação (1) rompe completamente com o paralelismo
profético do livro de Daniel; (2) busca endosso em uma leitura parcial e tendenciosa do Espírito de Profecia; (3) é inconsistente em sua aplicação do princípio dia-ano de interpretação profética; (4) promove a interpretação profética futurista da contrareforma católica; e (5) menospreza as advertências do Espírito de Profecia sobre marcações de quaisquer novas datas.

Sem dúvida, esse suposto cumprimento futuro dos 1.290 e 1.335 dias é totalmente irreconciliável com as declarações de Ellen White de que "o tempo não tem sido um teste desde 1844, e nunca mais o será" (Primeiros Escritos, pág. 75), e que "nunca mais haverá para o povo de Deus uma mensagem baseada
em tempo" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 188).
 
Fonte: (publicado na revista do Ancião em jan – fev 2004)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Perfeição Espiritual - Possivel ou não?

Muitos tem questionado a possibilidade do homem ser perfeito!!! Será que é possivel?

Com certeza não como imaginamos, mas o que a Bíblia diz sobre isto?

Em Mateus 5:48 emcontramos: Sede perfeitos como perfeito é vosso pai celeste. Este termo "perfeito" não nos dá a ideia de que nunca devemos pecar, mas dá a ideia que devemos buscar está perfeição. Mesmo sabendo que enquanto vivermos aqui nunca será possivel está perfeição.  Visto que temos uma natureza pecaminosa herdada desde os nossos pais edenicos.

Por isso precisamos compreender o que significa perfeição espiritual. Ao pesquisar a palavra "perfeito" na Bíblia encontrei-a 57 vezes, sendo 30 delas só no Novo Testamento.

Das 30 encontradas no NT, 15 fazem a referência para que o homem se torne perfeito diante do Senhor.

A palavra "perfeito" vem da palavra grega "τέλειος", e significa aquele que está plenamente desenvolvido em seu sentido moral e espiritual. E Mateus nos dá referência que a fonte para buscarmos está perfeição moral e espiritual está em Deus.

Há indicios do que Deus espera da perfeição espiritual para o homem:

Gen 17:1:  "Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. "

O Senhor nos dá a primeira lição para nossa vida espiritual: Andar na presença dele, ou seja, viver sabendo que os olhos de Deus estão sempre sobre nós e ser perfeito, isto é, ser honesto, sem culpa, sincero, inteiramente dedicado ao Senhor, trata-se de um chamado à integridade Isto nos dá a conotação de que devemos estar em adoração pessoal ao Senhor, este é o segredo de caminhar em perfeição diante de Deus.

Deut. 18:13: "perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus"

Em Deut. 18:9-14, o Senhor nosso Deus faz referencia ao adivinhos e os feiticeiros, mostrando que ser perfeito diante de sua presença é não aprender as abominações daqueles que não buscam a Deus. veja os detalhes:
  • Não passar pelo fogo.
  • Adivinhos
  • prognosticador: aquele que preve o que há de acontecer, horoscopo, cartomante, charlatão, medium, pessoa que em tudo fala e se intromete.
  • Agoureiro: aquele que profetiza o que vai acontecer, prediz, adivinha.
  • Feiticeiro: bruxo
  • Encantador
  • Necromante: adivinhação por meio da invocação de espiritos.
  • Magico: aquele que produz atos imaginarios e sobrenaturais
  • Consulta aos mortos.
Para ser perfeito diante do Senhor, ele não permitiu que fizesse tal coisa.

I Reis 8:61: "Seja perfeito o vosso coração para com o SENHOR, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis."

Ser perfeito diante de Deus indica viver em harmonia com os mandamentos de Deus.

II Cronicas 15:17: "Os altos, porém, não foram tirados de Israel; todavia, o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias"

Asa foi perfeito e no capitulo 14 e 15 vemos por que:
  • 14:3 - Aboliu os altares dos deuses estranhos e o culto nos altos, quebrou colunas e postes idolos.
  • 14: 4 - Ordenou que o povo buscasse a Deus e observasse a lei e o mandamento.
  • 14:5 - aboliu de todas as cidades de Judá o culto nos altos e os altares do incenso.
Lições importantes:
  • Retire os Deuses estranhos de sua casa, hoje temos deuses modernos, tv, internet, futebol, novela, bebida, cigarro, drogas, sexo ilicito.
  • Busque a Deus e permitirá ser achado, observe os mandamentos, pois é próprio caráter de Deus.
  • Faça paz uns com os outros, pois não adianta amarmos a Deus e não amarmos nosso próximo.
Com estes atos houve paz em Judá.
  • Deus estava com ele, enquanto ele estava com Deus.
  • Enquanto Asa buscava ao Senhor, Asa O achava.
  • O povo buscou o Senhor e o achou.
Naquele tempo o povo vivia em angustia, não havia paz, não saiam e nem entravam, por que havia muita perturbação, havia nação contra nação. Tudo por que o povo não procurava a Deus.

Assim que as demais tribos perceberam que Deus era com Asa, as tribos migraram para Judá, por que viram que Deus era com Asa.

Mateus 19:21: "Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me"

Jesus dia que ser perfeito, é abandonar tudo aquilo que pode estar preenchendo o seu coração no lugar de Cristo, no caso do jovem rico, o amor a riqueza estava sendo o obstaculo para seguir a Jesus.

A palavra "depois vem e segue-me" é a exigencia geral para que alguém obtenha a salvação. Isto é, participar da sua vida, da transformação que ele faz em nós, e da glorificação.

Fil. 3:15: "Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá"

Perfeição para Paulo era prosseguir no alvo que era Cristo, viver o carater de Cristo era o objetivo, conforme alcançarmos este carater, vive-lo.  Pois ele faz referencia de que alguns que vivem entre nós, são inimigos da cruz de Cristo, pois se preocupavam com coisas terrenas.

Col. 4:12: Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. "

Estar em harmonia com a vontade de Deus, faz com que estejamos perfeitos, as descrições já mencionadas, já demonstram a ideia do que seria andar na vontade de Deus.

II Tim. 3:17: "a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

A perfeição aqui, se faz referencia ao verso 16: que fala do uso da escritura na vida do crente, util para o ensino, para a repreensão, para a correção, e a educação na justiça. Vivendo na pratica estamos buscando a perfeição, ou seja maturidade espiritual e moral, para agradarmos nosso Deus.

Tiago 1:4: "Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes."

Perseverança em Cristo, mais uma atitude para o alvo do amadurecimento espiritual.

Tiago 3:2: "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo."

O controle da lingua, nos faz perfeitos, pois se controlamos a lingua, controlaremos o corpo.

Resumindo, O segredo para perfeição espiritual que Deus deseja em nós é:
  1. Entrega incondicional de tua vida a Deus.
  2. Limpeza da tua casa, abandono dos Deuses modernos que estejam tomando lugar de Deus.
  3. Limpeza do coração, se os sentimentos contrarios ao de Cristo estão ocupando o espaço de Cristo, ele não poderá entrar.
  4. Permitir a participação de Deus em seus projetos. 
  5. Buscar o Senhor, e ele permitirá ser encontrado.
  6. Permita que Ele te ensine o caminho.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Objeto de 2 mil anos confirma rituais em Jerusalém

Um objeto em formato de botão com 2 mil anos de idade foi encontrado por arqueólogos em Israel e é primeira evidência física do registros escritos sobre os rituais praticados do Templo judaico de Jerusalém. A descoberta foi divulgada neste domingo (25) por uma equipe da Universidade de Haifa. O artefato é uma espécie de lacre com inscrições em aramaico que dizem “puro por Deus”, sendo usado possivelmente como certificado para alimentos e animais usados como sacrifícios durante cerimônias religiosas. A peça foi encontrada perto do Muro das Lamentações, principal símbolo judeu em Jerusalém e próximo ao complexo de edifícios muçulmanos considerados sagrados na cidade como a mesquita de Al Aqsa.

Fonte: http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/2012/01/objeto-de-2-mil-anos-confirma-rituais.html, artigo escrito Quinta-feira, Janeiro 12, 2012

A CONSTELAÇÃO DE ÓRION E A PROFECIA DE ELLEN WHITE

O SONHO

Ellen G. White
A 16 de dezembro de 1848, o Senhor me deu uma visão acerca do abalo das potestades do céu. (…) Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A Santa cidade descerá por aquele espaço aberto. (Vida e Ensinos pg 110, Primeiros Escritos pg 41)

Em 1959 o Professor Julio Minham, membro da Associação Brasileira de Astronomia, escreveu um livro chamado Maravilhas da Ciência que foi publicado pela Associação Brasileira de Astronomia, que não teria publicado seu livro caso se tratasse de uma bobagem, sendo este livro usado como referência no estudo da astronomia no Brasil. Julio Minham fala muitas coisas sobre o espaço sideral e da física, e num dos capítulos deste livro ele fala sobre Nebulosas Bizarras. O observatório de Mont Palomar na Califórnia que era o mais sofisticado da época. Notem que em 1959 o homem não havia ainda sequer pisado na lua. Aquele observatório mostrava que em Órion parecia ter um túnel, um buraco, um espaço aberto e ele conclui esse capítulo sobre Órion naquela data dizendo o seguinte sobre a Nebulosa e os Escritos de Ellen White:

“Uma escritora americana, Ellen G.White, que nada sabia de astronomia e que provavelmente nunca ouvira falar da Nebulosa de Órion, em um de seus livros traduzido para o português com o título de Vida e Ensinos, depois de comentar esta luminosidade escreveu…

A 16 de dezembro de 1848, o Senhor me deu uma visão acerca do abalo das potestades do céu. (…) Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A Santa cidade descerá por aquele espaço aberto. (Vida e Ensinos pg 110)

Constelação de Orion, as 3 marias ao centro
Ele conclui dizendo: [...] Isso dito assim tão simplesmente por que nunca olhou um livro de astronomia, nem sonhava com buracos em parte alguma do céu, só pode ser creditado a dois fatores: histerismo ou inspiração. Para ser histerismo, parece científica demais a afirmação de que toda uma cidade, a Nova Jerusalém, tenha livre passagem pelo túnel de Órion. A escritora não sabia do túnel, nem que ele é tão largo a ponto de comportar noventa sistemas solares. Terá sido revelado a esta escritora, uma verdade que os astrônomos não puderam descobrir? (Maravilhas da Ciência, pg 281)

O Dr. Julio Minham é adventista mas o que chama a atenção é o fato da Associação Brasileira de Astronomia ter pedido para ele escrever este livro, onde ele testemunha sobre Ellen White.

Fonte: http://setimodia.wordpress.com/2008/10/10/evidencias-de-deus-na-constelacao-de-orion/

UNIÃO FAMILIAR - UMA JORNADA APARTIR DO GENESIS

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão inspirada nas sábias palavras do Livro de Gênesis, um livro que traz consigo os alicer...