Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Filho Pródigo

sábado, 9 de agosto de 2014

Serpente que fala? Como?

A descrição de Gênesis 3, fala de uma sutil criatura que fala com Eva, quando ela se aproximou da árvore conhecida como "Arvore do conhecimento do bem e do mal", este ser é uma das criaturas criadas por Deus no Jardim do Éden. Este animal, assim como os outros não falava, não vemos nenhuma descrição de outros animais falando com Adão e Eva.

A serpente seduz Eva a comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal e nega que ela morrerá disso. A serpente tem a habilidade de falar e demonstrar razão, e é identificada com a Sabedoria: "A serpente é a mais sutil de todos os animais que o Senhor tenha criado" (Gênesis 3:1).

Fisiologicamente, a possibilidade de uma serpente falar é impossível, visto que este ser é surdo, mudo, por não possuir cordas vocais e tem a língua bifurcada, impossibilitaria de falarem por si só. A possibilidade de uma serpente falar seria algo sobrenatural, e aí que entra Lúcifer.

O fato desta serpente falar, não veio do animal em si, mas de um ser que estava usando o animal: "Lúcifer"(nome dado a ele pelo Criador, um anjo que ao cometer pecado se tornou Diabo e Satanás). Após uma revolta provocada por Lúcifer no céu, ele e banido para a Terra, onde no princípio, ele só tinha seu domínio na árvore, tanto é que Deus proíbe Adão e Eva de tocar ou comer do seu fruto.

Johnny Cleber Francisco
Teólogo e Autor do Blog "Bíblia Curiosa"

O termo

Serpente é o termo usado para traduzir uma variedade de palavras na Bíblia Hebraica, a mais comum delas no hebraico: נחש‎, (nahash), uma palavra genérica para serpente.

A mais famosa serpente bíblica é aquela que conversa no Jardim do Éden e que seduz Eva a comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal e nega que ela morrerá disso. A serpente tem a habilidade de falar e demonstrar razão, e é identificada com a Sabedoria: "A serpente é a mais sutil de todos os animais que o Senhor tenha criado" (Gênesis 3:1). Não há indicação no Livro do Gênesis que a serpente seja uma divindade, embora ela seja um dos dois únicos casos em que animais falem no Pentateuco (a jumenta de Balaão é o outro).
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gen. 3:4–5 and 3:22). O Novo Testamento identifica a serpente do Gênesis como Satanás e nesse processo redefine pela Bíblia Hebraica o conceito de Satanás ("O Adversário, um membro da Corte dos Céus atuando em nome de Iavé para testar a fé de Jó"), de tal forma que Satanás/Serpente se torna parte de um plano divino para afastar da Criação o Cristo e o Segundo Advento.

Fonte: Wikipédia

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serpente_(B%C3%ADblia)
Imagem:  http://www.ivb.rj.gov.br/imagens/jiboia2.jpg

UM ALERTA SOBRE O FILME "NOÉ"

Cartaz do filme Noé
Eu assisti o filme "NOÉ", lançado agora em 2014, e confesso que para uma pessoa que fez Teologia, assistir um filme como este até o fim, foi muito difícil. Falo isso, por que o filme fala de coisas que não estão na Bíblia, eu fiquei empolgado e também curioso, para assistir o filme, mas fiquei desapontado ao ver o desenrolar da história.

Não é a primeira vez que alguém faz um filme sobre Noé, e que foge a realidade da Bíblia.

Tudo demostra que o autor do filme, preservou algumas passagens a respeito do dilúvio e Noé, mas muita coisa foi criada provavelmente pela imaginação do autor.

Meu Objetivo não é criticar o filme em si, o autor tem o direito de expressar sua imaginação a respeito do filme, mas acaba torcendo a realidade do que está nas escrituras, e infelizmente muitos ao assistirem o filme, em vez de analisarem nas Escrituras sobre a história, terão o filme como fato verdadeiro.

Isso é um fato, tendo em vista que muitos filmes no passado trazem cenas que não estão em harmonia com as escrituras. Exemplo disso é o filme antigo "Sansão e Dalila" de Cecil B. Demille's, que apresenta Dalila cortando os cabelos de Sansão, que levou muitos a acreditarem que Dalila é que cortou, mas a Bíblia descreve que foi um homem, não sabemos o nome, por que a Escritura não relata.

Outro filme é o "Manto Sagrado" escrito por Philip Dunne, o filme relata sobre o manto que Jesus usou nos momentos finais de sua vida e que foi apostado entres os soldados romanos, onde um tribuno chamado Galio ganha, e supostamente acha-se enfeitiçado pelo manto, mas a Bíblia só fala que o manto de Jesus foi lançado sortes, não trazendo nada de miraculoso ou sobrenatural.

Por isso, me sinto na responsabilidade de apresentar o que a escritura fala a respeito do filme, para que o leitor saiba discernir entre o certo e o errado. A história de Noé tem um objetivo, o qual quero cita-lo mais adiante.

O inimigo de nossas almas, de acordo com as escrituras, mistura a verdade de Deus com o erro. É importante, querido leitor, que saibamos o que a Bíblia fala sobre a história de Noé, para que não sejamos confundidos com as idéias imaginarias que um filme ou qualquer outra invenção que o homem possa apresentar seja documentário, filme, drama, teatro, novelas, revistas, jornais, ou até sermões.

Nos dias de hoje, há uma profunda necessidade de analisarmos em detalhes o que nos é apresentado como sendo "verdadeiro", pois detalhes podem tirar a salvação de muitas pessoas.

Por isso quero apresentar os fatos que a Bíblia apresenta sobre a história de Noé. Por que o filme apresentado não está em harmonia com as escrituras.

Partes enumeradas são comentários a respeito do filme, em negrito, o que a Bíblia fala a respeito.

1 - O filme começa afirmando que Adão teve três filhos, Caim, Abel e Sete.

 A afirmação está correta, mas não somente eles, mas depois de Sete, Adão e Eva tiveram mais filhos, conforme Gen. 5:4: "Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos e TEVE FILHOS E FILHAS". 

2 - Relata que Caim foge para o Oriente e é acolhido por guardiões.

Ele realmente vai para o Oriente, para a Terra de Node, mas a Bíblia não relata nada sobre guardiões recebendo Caim. Gen.4:16

3 - O filme relata que os guardiões ajudaram a construir um civilização desenvolvida, apresentando no inicio da imagem, uma torre alta no meio da cidade, que da a impressão para quem conhece a história, que seria a torre de Babel.

Caso você tenha esta impressão, lembre-se que a torre de Babel só foi construida depois do dilúvio. Gen. 11

 4 - Afirma que a descendência de Caim se multiplica, constrói cidades e propagaram o mal devastando a terra e que só os filhos de Sete e que a preservavam.

As Escrituras não traz dessa forma, ela fala que Deus ordenou ao homem que "Que multiplicasse e enchesse a Terra, e isso realmente aconteceu, conforme relatado em Gen. 4:17-26(Genealogia de Caim) e Gen 5:1-32(Genealogia de Adão). O homem realmente começou a povoar a Terra, a construção de cidades também é verdadeira, pois encontramos relatos de cidades construídas na época, como a cidade chamada "Enoque", construída por Caim provavelmente para honrar o filho Enoque que havia nascido. 

5 - Os guardiões, os anjos caidos.

Os anjos que cairam por terra(Isa. 14:12), foram anjos que desobedeceram a Deus, ou seja, Satanás e seus anjos, o filme dá a compreensão, de que Noé tinha amizade com esses seres, mas esses seres são inimigos de Deus, que vieram para roubar, matar e destruir(Jo.10:10), é por causa deles que o mundo está cheio de violência.

No filme, os anjos são gigantes, talvez em referência a Gen. 6:4 que menciona que havia gigantes sobre a Terra, mas a Bíblia não menciona que esses gigantes eram anjos caídos.

6 - Os mesmos anjos caídos no final do filme, retornam a Deus, após salvarem a arca e Noé com sua família.

Não há nenhum relato bíblico, que diga tal afirmação, a Bíblia fala que tais seres serão destruídos(Apoc. 20:10), por que sua rebeldia permanecerá até o dia do retorno de Cristo a Terra.

7 - O autor no inicio do filme, dá de entender que Noé era um dos últimos da linhagem de Sete. mostrando a morte de Lameque quando Noé ainda era uma criança.

Se você tiver tempo para calcular a genealogia de Adão em Gen. 5, você perceberá que havia outros da linhagem de Sete que estava vivos na época que Noé recebeu a ordem para construir a Arca. Os irmãos de Noé( que a Bíblia não cita dos nomes), também estavam vivos na época.
No filme, Lameque morre com Noé ainda criança, este é outro erro, pois a Bíblia relata que Lameque tinha 182 anos quando gerou Noé, e depois que gerou Noé viveu 595 anos, num total de 777 anos.

8 -  O filme retrata sobre Tubalcaim, lider de um grupo de homens, possivelmente da genealogia de Caim, o
Tubalcaim - Filme Noé
filme relata Tubalcaim, matando o pai de Noé, e posteriormente desafiando Noé, lutando para tomar a arca, e entrando na arca.

 Nas ESCRITURAS, o único relato sobre Tubalcaim, está em Gen. 4:22, onde fala que Tubalcaim foi um ferreiro, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro. Se Tubalcaim viveu na época de Noé, a Bíblia não traz nenhum relato a respeito disso, nem que ele tenha matado o pai de Noé, e muito menos que ele tenha entrado na arca.

9 - No inicio do filme Noé já adulto é apresentado como um homem que respeita a natureza, ensinando ao filho até sobre um flor que é arrancada da Terra. Mas em seguida vemos a cena de Noé lutando e matando para se defender.

A Bíblia relata que Noé era justo e integro entre seus contemporâneos, Noé andava com Deus( Gen. 6:9), ou seja ele tinha comunhão com Deus, o qual infelizmente é mencionado apenas como Criador.
Noé era uma pessoa que amava Deus, e obedecia suas ordens, e ja tinha conhecimento sobre os mandamentos de Deus, não se esqueça que os mandamentos de Deus, foram escritos pelo próprio dedo Deus em duas tábuas de pedra(Exo. 31:18). Os mandamentos que eram passados de pai para filho, tanto é que os mandamentos já estavam em vigor, que na ocasião que Caim mata Abel, o assassinato do irmão é algo hediondo, do qual recebe a desaprovação de Deus(Gen. 4:11) e que o próprio Caim não pode suportar estar diante dos pais, fugindo para a terra de Node.

Outra evidência simples e que mostra que o mandamento está implícito, é a ordem de Deus para que o homem se una a sua mulher e ambos se tornem uma só carne. Deus ordenou que se unisse a SUA mulher e não AS SUAS MULHERES, como aconteceu com Lameque, filho de Metusael, descendente de Caim(não confunda com Lameque, filho de Matusalém), que tomou para si duas mulheres, Ada e Zilá. Sendo conhecido como o primeiro bígamo da Bíblia.

Deus não aprova atos que são contrários as suas ordens.  

10 - No filme a esposa de Noé fala: " Descanse, talvez você encontre um modo de fazer as coisas certas"

Essa declaração parece afirmar que Noé só faz coisas erradas ou não vive uma vida coerente a vontade de Deus, esta declaração entra em oposição com a vida de Noé, que segundo a Bíblia, era justo e reto.

11 - Noé acaba tendo sonhos e alucinações do que havia de acontecer na terra e a missão que Noé deveria ter, construir a arca.

A Bíblia afirma que Deus falou com Noé, ele não deu a ele sonhos e alucinações.Gen 6:13

12 - Noé sai a procura de Matusalém, seu avô, para buscar orientações do que fazer.

Nesta época, que Deus falou com Noé, Matusalém está vivo mesmo, mas a Bíblia não fala que ele foi atrás de Matusalém para saber o que fazer, em Gen 6 a partir do verso 11, Deus fala com Noé, e lhe dá detalhadamente como a arca deve ser construída.

Outro fato interessante, é que Noé não tinha filhos quando Deus lhe deu a ordem construir a arca. "Seus filhos nasceram 23 anos depois da ordem de Deus."(Estudo realizado por Victor H. Vizcarra,  PHD e professor de física da UEM ).

13 - O filme conta que Noé recebeu ajuda dos guardiões para construir a arca.

A Bíblia não conta quem ajudou Noé a construir a arca, há algumas idéias possiveis: 

a. Os parentes de Noé(irmãos, tios e avós tenham ajudado).
b. Ele tenha contratado trabalhadores para ajudar.
c. Amigos de Noé.

Seus filhos quando cresceram ajudaram a construir. Mas a Bíblia não relata como foi a construção(técnicas, métodos, ferramentas).

14 - No filme apenas Noé, sua esposa, seus três filhos e uma menina adotada entram na arca.

Quando Deus falou com Noé, Deus disse a ele quem entraria na arca: Noé, sua esposa, seus filhos e as mulheres de seus filhos. Gen. 6:18  Lembrando que neste momento, Noé ainda não tinha filhos.

15 - O filme apresenta Noé tendo claramente a ideia de que Deus apenas usaria eles para ajudar os animais na arca, e que os animais deveriam povoar a Terra, agora sem a interferência dos humanos.

Esta ideia não é apresentada na Bíblia, Deus preservou Noé, para que através dele, surgisse um novo povo, obediente a Deus.

16 - O filme torna Noé um ser disposto a fazer qualquer coisa para seguir as ordens de Deus, até matar se for preciso.

Essa atitude se opõe ao próprio mandamento de Deus. Mostrando que o autor do filme realmente não tem ideia de como seria Noé na realidade. E torna Noé um homem frio, calculista, sem amor, destruindo a imagem de um homem reto e integro, conforme relatado na Bíblia.

Matusalém - Filme Noé
17 - Matusalém morre no Dilúvio.

Outro erro por falta de conhecimento, Matusalém só não entrou na Arca por que morreu um ano antes do dilúvio.(veja o artigo "Curiosidades sobre Noé e a Arca") 
Outros parentes como o pai de Noé, também morreu antes do dilúvio.

18 - O filme diz que Tubalcaim, luta para conquistar a arca.

A Bíblia não traz nenhum relato desses, possivelmente Noé tenha enfrentado injúrias, piadinhas, humilhações e até ser taxado de louco, por fazer um barco, e esperar uma inundação sendo que nem a chuva existia ainda.

19 - Tubalcaim entra na arca e fica escondido se alimentando dos animais.

Os únicos que entram na arca e Noé, sua esposa, seus filhos e a esposa de seus filhos. A Bíblia relata que o homem se tornou carnal, a maldade do homem havia se multiplicado na terra e era continuamente mau todo o desígnio do coração humano.(Gen. 6:5)

A terra estava corrompida e cheia de violência(Gen. 6: 11)

Os únicos que acharam graça diante de Deus, foram Noé e sua família.

Informações Interessantes sobre Noé e a Arca.

Quanto tempo levou para construir a arca??? Comentaristas mencionam cerca de 100 anos, no filme foi feito em 10 anos, mas estudos revelam que Noé levou cerca de 120 anos para construir a arca. O tempo que foi levado não é relatado na Bíblia. Como se sabe disso??

Algumas evidências são apresentadas na Bíblia, Noé tinha 500 anos quando gerou Cam, Sem e Jafé(Gen.6:32) e tinha 600 anos quando as águas do dilúvio encheram a terra, temos que lembrar que 22 anos antes dos filhos nascerem, Noé recebeu a ordem de Deus para a construção do Dilúvio. Chegasse a 22 anos quando se calcula a genealogia de Adão.

É uma pena que o filme não tenha buscado a fidelidade bíblica, pois é muito bom ter um bom filme bíblico para assistir e relembrar quando quiser, mas não foi desta vez.

Johnny Cleber Francisco
Teológo e autor da Biblia Curiosa

Fonte imagens:
http://www.hcnoar.com/image.axd?picture=2014%2F5%2Fno%C3%A9-filme.jpg
http://imguol.com/blogs/88/files/2014/04/noe_09.jpg
http://www.guiadasemana.com.br/system/pictures/2014/3/110211/cropped/noah-3.jpg


O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, SEGUNDO A BÍBLIA

  Biblicamente falando, as características do profeta verdadeiro são descritas em vários livros da Bíblia, especialmente no Antigo Testament...